Andreia Pereira

A sua entrada no mundo da música deu-se por influência familiar, aos 8 anos de idade, altura em que iniciou estudos de órgão e piano na escola de música de Luísa Galvão. Aos 16 anos, ingressou no Conservatório Regional de Setúbal, onde frequentou o curso de Piano.

Em 2003, iniciou-se como professora de piano e teclado em Almada, atividade que tem desenvolvido até aos dias de hoje.

Entre 2007 e 2008, deu aulas para bebés na Empresa “Saltitar e Brincar”. No início de 2008, abriu a escola de música Anacrusa, na Quinta do Conde, e, no final do mesmo ano, fundou a escola de música Quebra-Notas, juntamente com Alfredo Soares.

Da Anacrusa nasceram vários projetos: Anacrusa Big Band (que está sob sua direção), Vox Cantatis (quarteto vocal onde é soprano), Orquestra Ligeira e Juvenil, Coro Infantil, Grupo Coral, Grupo de Cavaquinhos e Grupo de Gospel (onde toca piano). A par de todas estas atividades, toca também piano numa banda de tributo a Dire Straits e Saxofone Alto na “Alfredo Soares Big Band”.

Frequentou também o curso regional para Regentes de Bandas Filarmónicas organizado pela INATEL em 2007 e, mais recentemente, fez formação em canto lírico num curso promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra, com a professora Filipa Lopes.

Considera-se muito eclética, ouvindo todos os estilos musicais, mas admite que o que lhe desperta mais os sentidos é, sem dúvida, a música clássica. Um dos seus pianistas portugueses preferidos é António Toscano, com quem já teve o privilégio de conversar, e, se pudesse, gostaria de ter conhecido pessoalmente compositores como Beethoven, Debussy, Tchaikovsky ou ainda o compositor e pianista Sergei Rachmaninoff, cuja perfeição admira profundamente.

Os seus alunos apontam-lhe o entusiasmo e a dedicação que coloca em tudo aquilo que faz. Vê-los em palco, mostrando o que aprenderam consigo, é uma experiência que a deixa sempre emocionada.

Apesar de nas suas aulas não existir limite de idade, confessa que, para si, os momentos mais gratificantes acontecem quando ensina Iniciação Musical a crianças entre os 3 os 5 anos, pela espontaneidade e criatividade dos mais pequenos.