Mariana Oliveira

Professora de

Canto

O seu primeiro contacto com a música deu-se aos 5 anos, quando iniciou o estudo de piano na escola Acorde Comigo. 

Desde que se recorda, sempre teve curiosidade em tocar de ouvido as músicas de que mais gostava, e em desenvolver a sua voz, pois sentia que a música voltaria a fazer parte do seu percurso.

Aos 17 anos, teve aulas de piano com o professor Luís Barrigas na escola Sons e Compassos, onde, ocasionalmente, também tinha aulas de canto com a professora Cláudia Franco. 

Dois anos mais tarde, começou a frequentar o curso de Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada.

E aos 22 anos, estudou com Rita Maria, como preparação para a licenciatura em Canto Jazz da Codarts University of the Arts, em Roterdão, que iniciou no ano seguinte. Concluiu o curso em 2021, com uma avaliação de 9/10 no seu exame final.

Durante o seu percurso, teve a oportunidade de evoluir sob a orientação de algumas das suas grandes influências vocais, tais como: Maria João Grancha, Sara Serpa, Bart de Win e Francien Van Tuinen. E estudou técnica vocal com Harjo Pasveer e Diogo Pinto, uma das maiores referências em técnica vocal a nível nacional.

Apesar dos seus estudos musicais terem sempre seguido a linha do Jazz, nunca se considerou uma cantora de jazz tradicional. Acredita que é a capacidade de reagir no momento, e o modo como se reage, que determinam a identidade musical de cada um. E, por isso, não se limita a apenas um género musical, cantando diversos estilos, como o Pop, o Soul, o R&B e o Rock.

Atualmente encontra-se a concluir a certificação de Expert em Pedagogia Vocal pelo FullVoiceStudio.